ATIVIDADE – Fevereiro 2013 –2º ano Ensino Médio
Texto
Canção do exílio(Gonçalves Dias)
"Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar - sozinho, à noite -
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu'inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá."
Onde canta o Sabiá;
As aves que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar - sozinho, à noite -
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu'inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá."
O texto é estruturado a partir do contraste entre a paisagem europeia e
a terra natal - jamais nominada, sempre vista com o olhar exagerado de quem
está distante e, em sua saudade, exalta os valores que não encontra no local de
exílio.
A Canção do Exílio foi amplamente recriada e parodiada,
principalmente pelos poetas modernistas; dois de seus versos estão citados no Hino Nacional Brasileiro ("Nossos
bosques têm mais vida,/Nossa vida, mais amores."). Estas são algumas das
inúmeras releituras e citações que o poema de Gonçalves Dias recebeu, a partir
do Modernismo, pelas mãos de diversos poetas brasileiros.
1º momento -Ler , conhecer o autor , interpretar e conhecer algumas
reeleituras do texto Canção do Exílio em
sala de aula.
2º momento-Escolha de musicas brasileiras que retratam a paisagem, a população
e os costumes do povo brasileiro.
3º momento – Apresentação em sala das músicas escolhidas.Os grupos utilizando
o data show puderam expor seus trabalhos apresentando a
letra, um vídeo e a interpretação da música
Nenhum comentário:
Postar um comentário