domingo, 10 de março de 2013

Atividade -Canção do Exílio



ATIVIDADE – Fevereiro 2013 –2º ano  Ensino Médio
Texto
Canção do exílio(Gonçalves Dias)
"Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar - sozinho, à noite -
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu'inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá."

O texto é estruturado a partir do contraste entre a paisagem europeia e a terra natal - jamais nominada, sempre vista com o olhar exagerado de quem está distante e, em sua saudade, exalta os valores que não encontra no local de exílio.
A Canção do Exílio foi amplamente recriada e parodiada, principalmente pelos poetas modernistas; dois de seus versos estão citados no Hino Nacional Brasileiro ("Nossos bosques têm mais vida,/Nossa vida, mais amores."). Estas são algumas das inúmeras releituras e citações que o poema de Gonçalves Dias recebeu, a partir do Modernismo, pelas mãos de diversos poetas brasileiros.

1º momento -Ler , conhecer o autor , interpretar e conhecer algumas reeleituras do texto Canção do Exílio  em sala de aula.
2º momento-Escolha de musicas brasileiras que retratam a paisagem, a população e os costumes do povo brasileiro.
3º momento – Apresentação em sala das músicas escolhidas.Os grupos utilizando  o data show  puderam expor seus trabalhos apresentando a letra, um vídeo e a interpretação da música

Nenhum comentário:

Postar um comentário